Já dizia Dorothy “Não há lugar como um lar”. Todos sabemos que ter um cantinho para chamar de nosso é importante, traz segurança e conforto. Contudo, comprar um imóvel não é um processo tão simples quanto se pensa.
Adquirir um imóvel próprio precisa de atenção a certos detalhes, para que todo os tramites sejam feitos da melhor maneira possível.
Afinal, ao comprar sua casa própria, você estará adquirindo uma dívida. E que ela te acompanhará por bons anos de sua vida. Então é preciso estar ciente de como realizar esse empreendimento.
Veja, há ciclos em que a compra de imóveis é facilitada, enquanto em outros essa pode ser mais onerosa. Tudo depende de como está a economia.
Se estiver em crescimento, as taxas e juros diminuem e logo os preços de imóveis diminuem. Já o oposto faz com que a compra da casa própria se torne mais cara.
Então, sempre é importante contar com a ajuda de um profissional que para avaliar o melhor momento para realizar sua compra.
Leia também COMO ESCOLHER O APARTAMENTO IDEAL PARA VOCÊ
POR QUE ADQUIRIR UM IMÓVEL?
Muitos acreditam que a compra de um imóvel é finalmente escapar das garras do aluguel.
Entretanto, os dois tipos de moradia não são necessariamente opostos, mas depende do perfil de cada morador.
Há pessoas, por exemplo, que gostam da facilidade que o aluguel lhes dá para mudar de uma localidade para outra. Sem falar que os gastos com alguns impostos e reformas são totalmente responsabilidade do senhoril.
Outros acreditam que o dinheiro usado no pagamento do aluguel poderia ser melhor usado caso estivesse sendo utilizado para pagar as prestações da casa própria.
Esta pode ser uma verdade caso o morador tenha a pretensão de permanecer por tempo indeterminado no mesmo local e esteja disposto a fazer um investimento deste tipo.
O lado bom de ter a casa própria é que você pode dar seu toque pessoal sem precisar pedir autorização a terceiros, além de sentir seguro dentro de seu próprio espaço.
Para que você entenda melhor como comprar um imóvel, nós da SR Imóveis Taboão separamos 5 passos para conquistar sua casa própria.
Passo 1) DECIDIR O TIPO DE IMÓVEL
A primeira coisa que é importante você decidir é se o tipo de imóvel que quer comprar precisa ser uma casa ou um apartamento.
Embora geralmente a casa tenha um custo mais alto, hoje em dia, caso se trate de um imóvel usado é possível encontrar preços acessível para o primeiro tipo.
As vantagens de ter uma casa é que se tem mais privacidade, pois os vizinhos não estão tão perto. Sem falar de não precisar seguir as várias regras de convivência tão necessárias aos condomínios.
Além disso, elas geralmente têm mais espaços contando com quintal e jardim, sendo boas para as crianças brincarem ou fazerem uma horta, por exemplo. E caso deseje ter uma segurança adicional, é possível comprar uma case em um condomínio fechado.
As desvantagens é que toda a manutenção está por conta do proprietário e, dependendo da localidade, o preço aumenta.
Para apartamentos, o lado bom é que despende menos recursos para manutenção, têm preços mais reduzidos e espaços inclusos no condomínio, como piscina e playground, a depender da localidade.
Em contrapartida, é preciso respeitar as regras do condomínio e há muitos mais espaços compartilhados, que precisam de solicitação prévia, como o caso de organizar uma festa, por exemplo.
Passo 2) NOVO, USADO OU NA PLANTA?
Não esqueça, ainda, de levar em consideração se deseja que seu imóvel seja novo, usado ou na planta.
- Novos: estão com tudo preservado, já que você será o primeiro morador, e conseguem financiamento que podem chegar até 100% do valor do imóvel.
- Usados: possuem valores mais baixos, mas podem demandar reformas e não conseguem financiamento que cheguem a 100%.
- Na planta: as parcelas são mais baratas enquanto o morador não se muda para casa, mas pode atrasar no prazo de entrega.
Passo 3) ESCOLHER UM TIPO DE PAGAMENTO
No momento de planejar a compra de seu imóvel, pesquise mais sobre os tipos de pagamento que estão disponíveis para você.
Mesmo sabendo que não é a realidade de todas as pessoas, o pagamento à vista é uma das melhores opções, pois permite que se negocie melhor e abaixe o preço. Caso não seja possível, aposte em dar um bom montante como entrada no momento da compra.
Lembre-se de checar financiamentos como:
- Sistema Financeiro de Habitação: essa modalidade de financiamento permite, dependendo da região, financiar imóveis de até R$ 7.500. Ela possui juros menores e permite usar o FGTS na hora da compra. Mas há restrições como ser disponível apenas para a primeira compra com esse tipo de financiamento e, no caso do FGTS, ter pelo menos 3 anos de contribuição.
- Sistema Financeiro Imobiliário: permite a compra de imóveis de qualquer valor. Entretanto, os juros são maiores, é preciso comprovar meios concretos de pagamento da dívida e só pode haver parcelamento por até 35 anos.
- Programa Minha Casa Minha Vida: dá incentivos para compradores a depender da renda da família. Porém é válido somente para aqueles que comprarão o primeiro imóvel. Além do financiamento, é possível ter desconto em taxas e isenções cartoriais. Tudo depende da sua faixa de renda.
Passo 4) TER UMA RESERVA
Como dissemos, a conquista da casa própria é algo que depende de planejamento. Uma parte desse planejamento diz respeito a dinheiro.
Mesmo que você consiga um financiamento que abarque 100% do valor do imóvel, você precisará ter uma quantia reservada para pagar os tramites e documentações necessárias.
Além disso, será preciso se mudar e ter custo com frete, instalação de serviços e condomínio, por exemplo.
Vale a pena, também, ter uma quantia de emergência, para caso haja problemas em seu orçamento, assim você não atrasa nenhuma parcela.
Sem falar que ter uma quantia reserva pode te ajudar a dar uma entrada que diminua o valor das demais prestações.
Passo 5) CONHECER MAIS SOBRE O IMÓVEL
O último passo para a comprar um imóvel e finalmente conquistar a casa própria é conseguir avaliar a estrutura da casa, o local em que está situada e a idoneidade da construtora.
Esse é momento delicado que precisa de profissionais qualificados. Caso deixe passar despercebidos esses detalhes é possível ter despesas com consertos inesperados e causar arrependimento.
Para isso, você pode contar com o auxílio da SR Imóveis Taboão. Como uma imobiliária de confiança, temos profissionais especialista no mercado que podem esclarecer suas dúvidas e encontrar finalmente o imóvel que combina com você.
Entre em contato conosco pelo WhatsApp ou venha tomar um café e conhecer nossos serviços.
Se “não há lugar como um lar”, que ele seja o mais perfeito possível!